terça-feira, 20 de outubro de 2009

MEDALHA DE OURO NA INSEGURANÇA

Por Eduardo Tacto-cordenação estadual da APS

A população carioca assiste perplexa o caos que tomou conta da cidade do Rio de Janeiro nessa última semana. Vários ônibus incendiados e uma verdadeira guerra no tradicional bairro de Vila Isabel, na zona norte da cidade.
Parecia até que estamos dentro de um filme de guerra com muita ação, onde tiros erram disparados para todos os lados, pessoas correndo assustadas e até helicóptero caindo.
Tudo poderia até ser interessante se fosse na televisão, mas infelizmente era a pura realidade que estamos vivendo,sentindo e presenciando em nossa querida cidade maravilhosa.
Saímos do êxtase da escolha para sede das Olimpíadas de 2016 para uma verdadeira guerra urbana, que há tempos assombra a população.
O que será que pensam nossas crianças ao ver tais cenas nas tv´s e jornais? O que não passam inúmeras famílias de policiais, esses mal remunerados e treinados, que morrem todos os dias? O que será que passa na cabeça de milhares de cariocas todos os dias com tal situação?
Cenas lamentáveis ocorreram essa semana, desde as mais variadas de violência até a imagem de uma escola municipal pegando fogo na comunidade onde aconteceu e acontecem esses atos lamentáveis.
Em um verdadeiro estado de guerra civil como não parar para refletir a situação da educação em nossa cidade? Será que tudo isso que está acontecendo não tem como raiz a dura realidade enfrentada em milhares de escolas? Precisamos começar a mudar a realidade que estamos seguindo, ou qual serão a cidade e o legado que deixaremos para os jovens?
Estamos em uma situação que beira o caos, muito critica e que parece impossível de mudar. Temos que acreditar sim que nossa cidade pode realizar uma belíssima Copa e uma maravilhosa Olimpíada, mas o legado tem que começar a ser feito desde agora.
Ou investimos em educação e passamos a dar esperanças de um mundo melhor para nossa juventude, ou a imagem que passaremos a nos acostumar será com a da escola municipal queimando. Ali não estava apenas pegando fogo carteiras e cadernos e sim o que era consumido pelo fogo era o nosso sonho de uma sociedade e uma cidade que viva em paz e com felicidade.
Ainda podemos acreditar em mudanças e devemos, mas precisamos começar desde agora ou senão a única medalha de ouro que ganharemos será a da insegurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário